domingo, 31 de maio de 2009

Exercícios - Atualidades

Prova de Conhecimentos Básicos, Cargo Agente da Polícia Civil, para PC do ES.
(UnB/CESPE - PCES) - 2009

A Polícia Federal (PF) realizou operação batizada de Aracne em sete estados e no Distrito Federal e desarticulou uma organização suspeita de tráfico internacional de drogas da Bolívia para o Brasil. De acordo com a PF, a organização fornecia cocaína para o Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo e distribuía a droga de Mato Grosso para outros cinco estados. A operação contou com 400 policiais. Foram expedidos pela justiça 52 mandados de prisão e 73 de busca e apreensão. Pelo menos 41 pessoas foram detidas. Segundo a polícia, a organização era formada por brasileiros que recebiam pasta de cocaína de dois cartéis bolivianos. Aviões de pequeno porte transportavam a droga para o Brasil.
Jornal do Brasil, 13/12/2008, p. A12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele tratado, julgue os itens de 26 a 35.

26 No mundo contemporâneo, organizações criminosas de grande porte estendem suas ações por várias regiões do planeta e, regularmente, fazem uso das modernas tecnologias que integram e sustentam o atual estágio da economia mundial, a ordem global. 

27 O tráfico internacional de drogas ilícitas mantém-se atuante não pelo dinheiro que amealha, mas pelos caminhos que abre para outras práticas criminosas mais lucrativas.

28 Citado no texto, o PCC é uma facção criminosa que atua em presídios, principalmente, mas não exclusivamente, no estado de São Paulo.

29 Em geral, o tráfico de drogas ilícitas se faz acompanhar de outras atividades criminosas, como a corrupção, a evasão de divisas e a lavagem de dinheiro.


30 Por sua natureza especial, a PF efetua as prisões dos suspeitos em operações como a mencionada no texto, independentemente de autorização da autoridade judiciária.

31 Por não fazer fronteira com a Bolívia, chama a atenção o fato de Mato Grosso ter sido escolhido pelos traficantes como centro de distribuição da cocaína para outros estados brasileiros.

32 Reconhece-se ser o tráfico de drogas ilícitas responsável, em larga medida, pelo aumento da violência e da insegurança que têm marcado o Brasil nos últimos anos, especialmente nos grandes centros urbanos. 

33 Nas áreas urbanas dominadas por facções criminosas, mostrou-se patente a dificuldade do poder público para realizar as ações que lhe são próprias, o que amplia o domínio desses grupos sobre a comunidade local.

34 Infere-se do texto que uma efetiva, rigorosa e permanente ação de policiamento terrestre na fronteira do Brasil com a Bolívia eliminaria a possibilidade de uma ação criminosa como a que foi desbaratada pela operação Aracne. 

35 A redução do consumo de drogas no Brasil, fenômeno comprovado pelas estatísticas policiais dos últimos anos, sugere estar próximo o fim do tráfico internacional de cocaína para o país.

Gab. Def.: 26-C / 27-E / 28-C / 29-C / 30-E / 31-E / 32-C / 33-C / 34-E / 35-E

Nenhum comentário:

Postar um comentário