sábado, 20 de junho de 2009

Exercícios - Atualidades 2

Prova de Conhecimentos Básicos, cargo soldado da PMDF.
(UnB/CESPE - PMDF) - 2009

Diante do aprofundamento da crise internacional, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, fez previsão sombria acerca do desempenho da economia global neste ano. Segundo sua estimativa, o Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países somados encolherá entre 1% e 2% em 2009.
Correio Braziliense, 13/3/2009, p. 14 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos aos aspectos mundiais e brasileiros da crise econômica mundial.
21 O Brasil apresenta-se imune à crise, não tem seu PIB abalado pelo atual momento econômico mundial e tem sinais de elevado crescimento econômico para 2009.
22 O Japão, segunda economia do planeta, que já conheceu no passado momento recessivo, prepara-se para impacto duro da crise internacional sobre o seu crescimento.
23 Infere-se do texto um quadro bastante pessimista para a economia inglesa.
24 Os países emergentes da Ásia, como a China e a Índia, não manifestam preocupações com a crise do capitalismo, pois seguem com índices de produção e ampliação expressiva dos seus mercados internos.
25 Os aspectos discutidos no encontro bilateral entre os presidentes Barack Obama e Luís Inácio Lula da Silva, em março de 2009, indicam que um dos caminhos para a saída da crise é um plano global, multilateral e cooperativo entre as economias dos hemisférios Norte e Sul.

Gab. Prel.: 21-E/22-C/23-E/24-E/25-C

Segurança é tema mundial. Há preocupações nessa área em quase todas as grandes capitais do mundo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
26 As soluções para a insegurança presente em capitais como Londres, Paris ou Nova Iorque, que impedem o próprio direito de ir e vir dos cidadãos em seus espaços urbanos, são radicalmente diferentes das que podem ser utilizadas em capitais de países como o Brasil e seus vizinhos na América do Sul.
27 Métodos violentos e a mera repressão ostensiva não são suficientes para explicar as causas mais profundas da violência que amplia o sentimento de insegurança em grandes cidades do mundo.
28 A crescente terceirização da segurança, a privatização dos serviços de defesa de casas e condomínios, entre outros meios crescentes de garantia de segurança em grandes cidades, tem-se mostrado um caminho promissor no campo da melhoria da segurança.
29 Roubos e furtos a bancos de pequenas cidades, fazendas e sítios rurais no Brasil, entre outros crimes, sugerem que há um fenômeno de interiorização da insegurança.
30 A violência nas grandes cidades do mundo também expõe o consumismo desenfreado e as expectativas egoístas que se formam nas crianças e nos jovens, empurrados cedo para a obtenção de prazeres e bens a qualquer custo, até mesmo por meios ilícitos, o que gera insegurança no meio social em que vivem.

Gab. Prel.: 26-E/27-C/28-E/29-C/30-C

Nenhum comentário:

Postar um comentário