domingo, 21 de junho de 2009

Exercícios - Redação Oficial

Prova de Conhecimentos Básicos, cargo Técnico Administrativo para ANTAQ. (UnB/CESPE - ANTAQ) - 2009



Considerando que o texto apresentado acima seja parte de um ofício, julgue os itens seguintes, com relação à elaboração de documentos oficiais.

23 O vocativo do documento — “Senhor Secretário Executivo” — e a forma de tratamento — “seu ofício” — respeitam a correção gramatical e o formato do documento.

24 A linguagem empregada no início do texto — “Em atendimento” — não é adequada ao padrão de um ofício porque desrespeita as regras gramaticais da língua portuguesa.

25 Para que o exemplo de documento acima respeite as regras do padrão oficial no que se refere aos elementos constitutivos e à sua disposição em um ofício, será necessário escrever o local e a data de emissão na linha abaixo da identificação ,com alinhamento junto à margem direita.


Gab. Def.: 23-C/24-E/25-C

sábado, 20 de junho de 2009

Exercícios - Atualidades 2

Prova de Conhecimentos Básicos, cargo soldado da PMDF.
(UnB/CESPE - PMDF) - 2009

Diante do aprofundamento da crise internacional, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, fez previsão sombria acerca do desempenho da economia global neste ano. Segundo sua estimativa, o Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países somados encolherá entre 1% e 2% em 2009.
Correio Braziliense, 13/3/2009, p. 14 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos aos aspectos mundiais e brasileiros da crise econômica mundial.
21 O Brasil apresenta-se imune à crise, não tem seu PIB abalado pelo atual momento econômico mundial e tem sinais de elevado crescimento econômico para 2009.
22 O Japão, segunda economia do planeta, que já conheceu no passado momento recessivo, prepara-se para impacto duro da crise internacional sobre o seu crescimento.
23 Infere-se do texto um quadro bastante pessimista para a economia inglesa.
24 Os países emergentes da Ásia, como a China e a Índia, não manifestam preocupações com a crise do capitalismo, pois seguem com índices de produção e ampliação expressiva dos seus mercados internos.
25 Os aspectos discutidos no encontro bilateral entre os presidentes Barack Obama e Luís Inácio Lula da Silva, em março de 2009, indicam que um dos caminhos para a saída da crise é um plano global, multilateral e cooperativo entre as economias dos hemisférios Norte e Sul.

Gab. Prel.: 21-E/22-C/23-E/24-E/25-C

Segurança é tema mundial. Há preocupações nessa área em quase todas as grandes capitais do mundo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
26 As soluções para a insegurança presente em capitais como Londres, Paris ou Nova Iorque, que impedem o próprio direito de ir e vir dos cidadãos em seus espaços urbanos, são radicalmente diferentes das que podem ser utilizadas em capitais de países como o Brasil e seus vizinhos na América do Sul.
27 Métodos violentos e a mera repressão ostensiva não são suficientes para explicar as causas mais profundas da violência que amplia o sentimento de insegurança em grandes cidades do mundo.
28 A crescente terceirização da segurança, a privatização dos serviços de defesa de casas e condomínios, entre outros meios crescentes de garantia de segurança em grandes cidades, tem-se mostrado um caminho promissor no campo da melhoria da segurança.
29 Roubos e furtos a bancos de pequenas cidades, fazendas e sítios rurais no Brasil, entre outros crimes, sugerem que há um fenômeno de interiorização da insegurança.
30 A violência nas grandes cidades do mundo também expõe o consumismo desenfreado e as expectativas egoístas que se formam nas crianças e nos jovens, empurrados cedo para a obtenção de prazeres e bens a qualquer custo, até mesmo por meios ilícitos, o que gera insegurança no meio social em que vivem.

Gab. Prel.: 26-E/27-C/28-E/29-C/30-C

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo.

Classificação dos Documentos

Um documento é todo material produzido ou recebido no decorrer da existência e das atividades das pessoas jurídicas ou físicas e que pode ser arquivado e conservado para efeitos futuros. Ele pode ser classificado quanto ao gênero (texto, audiovisual, sonoro...) ou à natureza do assunto (ostensivo ou sigiloso). O sigiloso pode ser ultra-secreto (só pessoas intimamente ligadas), secreto ( alto grau de segurança e pessoas funcionalmente autorizadas), confidencial (só pessoas autorizadas) e reservado ( não deve ser de conhecimento público).

Organização dos Documentos

A organização de arquivos pressupõe o desenvolvimento de levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento, implantação e acompanhamento.
O levantamento deve ter documentos constitutivos da instituição mantenedora do arquivo e pela coleta de informações sobre a sua documentação.
A análise dos dados coletados, em síntese, trata-se de verificar se estrutura, atividades e documentação de uma instituição correspondem a sua realidade operacional.
Para o planejamento deve se levar em conta tanto as disposições legais como as necessidades da instituição a que pretende servir para o arquivo cumprir seus objetivos em todos os estágios de sua evolução (corrente, intermediário e permanente).
Recomenda-se que a fase de implantação seja precedida de uma campanha de sensibilização que atinja a todos os níveis hierárquicos envolvidos.
Somente depois de implantar e testar os procedimentos - verificar se as normas, rotinas, modelos e formulários atendem as necessidades - é que deverá ser elaborado o manual de arquivo, instrumento que coroa todo o trabalho de organização. Nele ficam registrados os procedimentos e instruções que irão garantir o funcionamento eficiente e uniforme do arquivo e a continuidade do trabalho através dos tempos.

Arquivos Correntes

Os arquivos correntes são constituídos de documentos em curso ou freqüentemente consultados como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle, para tomada de decisões das administrações etc.

Protocolo

As atividades de recebimento de documentos, registro, controle de tramitação e expedição de correspondências constituem os serviços de protocolo. E as atividades de arquivamento e empréstimo de documentos são os serviços de arquivo.