domingo, 31 de maio de 2009

Exercícios - Atualidades

Prova de Conhecimentos Básicos, Cargo Agente da Polícia Civil, para PC do ES.
(UnB/CESPE - PCES) - 2009

A Polícia Federal (PF) realizou operação batizada de Aracne em sete estados e no Distrito Federal e desarticulou uma organização suspeita de tráfico internacional de drogas da Bolívia para o Brasil. De acordo com a PF, a organização fornecia cocaína para o Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo e distribuía a droga de Mato Grosso para outros cinco estados. A operação contou com 400 policiais. Foram expedidos pela justiça 52 mandados de prisão e 73 de busca e apreensão. Pelo menos 41 pessoas foram detidas. Segundo a polícia, a organização era formada por brasileiros que recebiam pasta de cocaína de dois cartéis bolivianos. Aviões de pequeno porte transportavam a droga para o Brasil.
Jornal do Brasil, 13/12/2008, p. A12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele tratado, julgue os itens de 26 a 35.

26 No mundo contemporâneo, organizações criminosas de grande porte estendem suas ações por várias regiões do planeta e, regularmente, fazem uso das modernas tecnologias que integram e sustentam o atual estágio da economia mundial, a ordem global. 

27 O tráfico internacional de drogas ilícitas mantém-se atuante não pelo dinheiro que amealha, mas pelos caminhos que abre para outras práticas criminosas mais lucrativas.

28 Citado no texto, o PCC é uma facção criminosa que atua em presídios, principalmente, mas não exclusivamente, no estado de São Paulo.

29 Em geral, o tráfico de drogas ilícitas se faz acompanhar de outras atividades criminosas, como a corrupção, a evasão de divisas e a lavagem de dinheiro.


30 Por sua natureza especial, a PF efetua as prisões dos suspeitos em operações como a mencionada no texto, independentemente de autorização da autoridade judiciária.

31 Por não fazer fronteira com a Bolívia, chama a atenção o fato de Mato Grosso ter sido escolhido pelos traficantes como centro de distribuição da cocaína para outros estados brasileiros.

32 Reconhece-se ser o tráfico de drogas ilícitas responsável, em larga medida, pelo aumento da violência e da insegurança que têm marcado o Brasil nos últimos anos, especialmente nos grandes centros urbanos. 

33 Nas áreas urbanas dominadas por facções criminosas, mostrou-se patente a dificuldade do poder público para realizar as ações que lhe são próprias, o que amplia o domínio desses grupos sobre a comunidade local.

34 Infere-se do texto que uma efetiva, rigorosa e permanente ação de policiamento terrestre na fronteira do Brasil com a Bolívia eliminaria a possibilidade de uma ação criminosa como a que foi desbaratada pela operação Aracne. 

35 A redução do consumo de drogas no Brasil, fenômeno comprovado pelas estatísticas policiais dos últimos anos, sugere estar próximo o fim do tráfico internacional de cocaína para o país.

Gab. Def.: 26-C / 27-E / 28-C / 29-C / 30-E / 31-E / 32-C / 33-C / 34-E / 35-E

Exercícios - Noções de Informática 3

Noções de Informática

Prova de Conhecimentos Básicos, Cargo Agente da Polícia Civil, para PC do ES.
(UnB/CESPE - PCES) - 2009

Considerando os conceitos de Internet,  intranet e correio eletrônico, julgue os itens a seguir.

16 As redes wireless possuem a vantagem de permitir conexão à Internet, mas não permitem a conexão à  intranet por se tratar de rede corporativa local. 

17 O navegador Internet Explorer 7.0 possibilita que se alterne de um sítio para outro por meio de separadores no topo da moldura do browser, fato que facilita a navegação.

18 O Outlook Express possui recurso para impedir a infecção de vírus enviados por e-mail.

19 Para se fazer upload e download de arquivos na intranet é necessário que o usuário tenha o sistema zipdriver instalado no computador.

Gab. Def.: 16-E / 17-C / 18-E / 19-E



Considerando a figura acima, que apresenta uma tabela em edição do Word, julgue os itens que se seguem.

20 O Word possui recurso que permite criar um gráfico de barras com os valores apresentados na tabela.

21 Para se calcular o “Total Trimestre” usando-se fórmula é necessário copiar a tabela para o Excel e digitar a fórmula =soma (C1:C3).

22 Para se criar uma cópia de segurança do arquivo do Word é suficiente clicar a opção Salvar como, do menu   e selecionar o tipo de arquivo backup com extensão .BCK.

23 Podem ser instalados no computador aplicativos que permitem imprimir o arquivo em questão no modo PDF.

24 Para se centralizar o conteúdo das células é suficiente selecioná-las, clicar a opção Parágrafo do menu  , selecionar Centralizada na opção Alinhamento e clicar OK.

25 Sistema de arquivo é a maneira como o sistema operacional organiza e administra os dados em disco.

Gab. Def.: 20-C / 21-E / 22-E / 23-C / 24-C / 25-C

sábado, 30 de maio de 2009

Exercícios - Noções de Informática 2

Noções de Informática

Prova de Conhecimentos Básicos, Cargo Agente Administrativo, para Ministério do Meio-Ambiente
(UnB/CESPE - MMA) - 2009

Com relação a conceitos de informática, julgue os itens de 21 a 25.

21 Os programas Word, PowerPoint e Excel, que fazem parte do Microsoft Office, apesar de terem finalidades específicas, permitem a edição de textos e tabelas em diversos formatos.

22 Por meio da opção  Importar arquivo, acessível a partir do Windows Explorer, é possível converter um arquivo em formato PDF para um arquivo do tipo Word.

23 O BROffice é um software equivalente ao Microsoft Office para ser utilizado em ambiente de software livre, como o Linux.

24 Por meio de editores de texto e planilhas eletrônicas, é possível criar links para arquivos disponíveis na Internet, a partir da digitação do endereço de destino do arquivo no documento em elaboração no editor ou na planilha.

25 Para se salvar um arquivo que foi alterado por editor de texto que esteja sendo executado no ambiente Windows XP, é suficiente utilizar a opção Salvar como do editor. Nesse caso, a versão anterior do arquivo será excluída da pasta atual, sendo criado um arquivo com novo nome, que deve ser fornecido pelo usuário.

Gab. Prel.: 21-C / 22-E / 23-C / 24-C / 25-E

No que se refere a tecnologias da informação, Internet e intranet, julgue os seguintes itens.

26 As ferramentas de navegação na Internet, também conhecidas como browsers, servem para acessar páginas e fazer downloads de arquivos contendo textos e(ou) imagens para o computador e permitem a interação entre usuários, por meio de programas de chat e e-mail via Web.

27 Intranets  são redes que utilizam os mesmos recursos e protocolos da Internet, mas são restritas a um grupo predefinido de usuários de uma instituição específica.

28 Antivírus, worms, spywares e crackers são programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que não estão protegidos por firewalls.

29 Os sistemas de informação são soluções que permitem manipular as informações utilizadas pelas organizações, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperação de dados relevantes, de forma confiável.

30 A responsabilidade pela segurança de um ambiente eletrônico é dos usuários. Para impedir a invasão das máquinas por vírus e demais ameaças à segurança, basta que os usuários não divulguem as suas senhas para terceiros.

Gab. Prel.: 26-C / 27-C / 28-E / 29-C / 30-E

Exercícios - Noções de Informática

Noções de Informática

Prova de Conhecimentos Básicos para todos os cargos para o Ministério das Comunicações (UnB/CESPE - MC) - 2008

Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens a seguir.

26 O Windows Explorer é um programa que, presente tanto no Windows XP quanto no Windows Vista, permite o gerenciamento de arquivos.

27 A opção Impressora e Aparelhos de Fax existente na opção Configuração do menu Iniciar do Windows XP permite definir a impressora padrão. 

28 Para se instalar o Internet Explorer 7.0, é necessária, antes, a instalação do Windows Vista.

Gab. Def.: 26-C / 27-C / 28-E



Com referência ao Word 2003, e à figura acima, que mostra uma janela desse software contendo um texto em edição, julgue os seguintes itens.


29 De acordo com a situação mostrada na figura, o título está centralizado e o parágrafo iniciado em “Apresentação” está justificado.

30 Para se criar espaçamento entre as linhas do texto, é suficiente clicar a opção Espaçamento parágrafo do menu     , digitar o valor desejado e clicar OK.

31 No trecho “Portaria nº”, o caractere suspenso pode ser criado por meio do seguinte procedimento: digitar a letra O, selecionar essa letra e clicar a ferramenta     .

Gab. Def.: 29-X / 30-E / 31-E            X -> Anulada



No que se concerne à utilização do Excel 2003 e à figura acima, que mostra uma janela desse software contendo uma planilha e um gráfico, julgue os itens que se seguem.

32 Os valores 18%, 28% e 54% devem ser calculados por meio de uma fórmula, antes de se criar o gráfico.

33 Para se corrigir a palavra “Cinemma” é necessário clicar a célula A3 e deletar a letra m, porque o Excel não possui corretor de grafia como no Word.

34 Em função de a planilha conter apenas duas colunas, somente o gráfico do tipo pizza poderia ser criado, pois essa quantidade de colunas é insuficiente para se criar gráficos de outros tipos.

Gab. Def.: 32-E / 33-E / 34-E


Considerando os conceitos de Internet,  intranet e correio eletrônico,
julgue os próximos itens.

35 A Internet 2 é uma nova modalidade de rede, sem fio, que permite acesso de qualquer lugar.

36 A intranet utiliza os mesmos mecanismos da Internet, mas com acesso restrito a uma organização.

37 Além de possuir recursos de envio e recebimento de mensagem, o Microsoft Outlook possui recursos de tarefas, calendário e contatos.

38 Para se garantir que o computador não seja infectado com vírus enviado por  e-mail, é suficiente, no momento da configuração, instalar antivírus.

39 O BrOffice é um conjunto de software livres que visa facilitar a execução de tarefas de escritório, como edição de textos, criação de planilha eletrônica e de apresentações.

40 O Outlook Express permite o envio de texto anexo, mesmo que este tenha sido criado pelo editor de texto BrOffice.

Gab. Def.: 35-E / 36-C / 37-C / 38-E / 39-C / 40-C

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Redação Oficial

Redação Oficial

Um texto oficial possui algumas regras básicas. Ser conciso nas informações textuais significa ser objetivo e o mais claro possível. Também deve ser impessoal, principalmente porque um texto oficial é utilizado para o serviço público. Os pronomes de tratamento merecem uma atenção especial sobre a concordância, que deve ocorrer sempre na terceira pessoa porque o verbo concorda com o substantivo (“Vossa Excelência receberá as propostas”) e precisam estar adequados à categoria hierárquica da pessoa a quem se dirige. Não utilizar expressões artificiais que nada dizem. E o fecho do documento oficial, muito importante, possui apenas dois tipos: Respeitosamente e Atenciosamente, a primeira para autoridades superiores e a segunda para autoridades da mesma hierarquia ou inferior.

Sobre os pronomes de tratamento, utilize Vossa Excelência para autoridades:

do poder executivo (Presidente da República; Vice-Presidente da República; Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal; Ministro de Estado; Consultor-Geral da República; Procurador – Geral da República; Secretário-Geral da Presidência da República; Secretários da Presidência da República; Secretário Executivo e Secretário Nacional de Ministérios; Secretários de Estado dos Governos Estaduais; Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas; Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República; Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República; Chefes de Estado – Maior das Três Armas; Oficiais Generais das Forças Armadas; Embaixadores; Prefeitos Municipais) ;

do poder legislativo (Presidente, Vice –Presidente e Membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; Presidente e Membros do Tribunal de Contas da União; Presidente e Membros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidente e Membros das Assembléias Legislativas Estaduais; Presidente das Câmaras Municipais) ;

do poder judiciário (Presidente e Membros do Supremo Tribunal Federal; Presidente e Membros do Superior Tribunal de Justiça; Presidente e Membros do Superior Tribunal Militar; Presidente e Membros do Tribunal Superior Eleitoral; Presidente e Membros do Tribunal Superior do Trabalho; Presidente e Membros dos Tribunais de Justiça; Presidente e Membros dos Tribunais Regionais Federais; Presidente e Membros dos Tribunais Regionais Eleitorais; Presidente e Membros dos Tribunais Regionais do Trabalho; Juízes e Desembargadores; Auditores da Justiça Militar).


O vocativo será Excelentíssimo Senhor quando dirigidos aos chefes do poder, seguido do cargo respectivo, e para as demais autoridades será Senhor, também seguido do cargo respectivo. Exemplos: Excelentíssimo Senhor Presidente da República ; Senhor Juiz; Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal; Senhor Governador.


Exceto as comunicações assinadas pelo Presidente da República, a identificação deve ter a seguinte forma:
(espaço para assinatura)
NOME
Ministro de Estado da Cultura

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Seja bem vindo!


Seja bem vindo concurseiro.
Neste blog estarei postando aulas e exercícios das variadas matérias para concurso públicos.
Estarei formatando as aulas e postando em breve.
Logo estaremos estudando juntos.